A SIPRP lançou a nova ferramenta de gestão dos serviços de Segurança e Saúde do Trabalho, denominada de SIPRPSafety, composta por Portal de Cliente, Gestão de Análises de Acidentes de Trabalho e Gestão dos Planos de Atuação relativos às avaliações de riscos realizadas pelos seus Técnicos.

Esta nova ferramenta substitui a aplicação que existia desde 2007 e que acabou por ser descontinuada e foi construída de acordo com as mais recentes tecnologias e a experiência de utilização ao longo dos anos, tornando-se num instrumento diferenciador e absolutamente imprescindível para quem gere a área da SST de forma séria e responsável.

Em resumo, o Portal de Cliente permite realizar a gestão dos serviços de Saúde do Trabalho, como, por exemplo, marcações on-line, planificação dos exames médicos, emissão da Ficha de Aptidão para o Trabalho (FAT) no final de cada exame, gestão documental, consulta aos trabalhadores, entre muitas outras funcionalidades de grande utilidade.

A área de gestão de análises de acidentes de trabalho permite também a análise de incidentes ou quase acidentes e permite a participação dos responsáveis da empresa pelos serviços de SST Técnicos de SST e os responsáveis por cada estabelecimento ou empresa. Garante assim o cumprimento de uma das obrigações legais e é uma ferramenta imprescindível para o combate da sinistralidade laboral e combate à fraude.

Por último, a gestão dos planos de atuação permite que os responsáveis da empresa pela implementação dos serviços de SST consigam gerir as não conformidades levantadas em cada auditoria de avaliação de riscos, podendo colocar respostas às medidas definidas pelos Técnicos de SST, responsáveis pela sua execução e datas previstas. No final do processo, os Técnicos Superiores de SST da SIPRP realizam uma verificação para o fecho do processo, sendo os resultados tratados informaticamente de forma automática com a sua avaliação.

Todas estas aplicações são totalmente desmaterializadas (à exceção das FAT), funcionando através de fluxos e permissões perfeitamente definidas, o que traz grandes vantagens principalmente quando existe dispersão geográfica de estabelecimentos ou quando os intervenientes passam muito do seu tempo fora das instalações da empresa. Estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano, através de qualquer browser de internet, tanto em dispositivos fixos como móveis.